O advogado de testamento é um profissional muito requisitado no mercado

Advogado de Testamento

O advogado de testamento é um profissional muito requisitado no mercado. Embora falar sobre a morte seja extremamente desconfortável para as pessoas, a verdade é que a elaboração de um testamento pode ser uma das melhores formas de deixar os seus assuntos em ordem. E, para isso, o envolvimento de um especialista também garante que suas últimas vontades sejam cumpridas.

 

Porém, justamente porque as pessoas evitam falar sobre a morte e até mesmo aceitar esse fato, nem todas sabem como funciona a elaboração e formalização do testamento, além de como se dá seu cumprimento. Todas essas informações são de extrema importância para quem pensa em contratar um advogado.

 

 

Afinal, o que é o testamento?

 

O testamento é o documento representa as últimas vontades em vida registradas pela pessoa. Com isso, seu patrimônio é destinado aos herdeiros estabelecidos no testamento quando o indivíduo vem a óbito.

 

Este documento é extremamente importante para quem quer garantir a melhor divisão de seus bens, sejam eles os pertences pessoais, propriedades e até mesmo empresas. Além disso, o testamento também ajuda a reconhecer a paternidade de um filho e garantir que os sucessos recebam os bens destinados.

 

Ao contrário do que se imagina, não são apenas as pessoas extremamente ricas que podem se beneficiar de um testamento. Na verdade, qualquer pessoa pode ter seus últimos desejos registrados, independente de qual é o valor do patrimônio construído em vida.

 

A única restrição é a idade. Para ter um testamento, é preciso que o testador tenha mais de dezesseis anos de idade. Em contrapartida, não há um limite máximo de idade e o documento pode ser criado em qualquer etapa da vida.

 

 

Eu realmente preciso de um advogado de testamento?

 

De acordo com a lei, não é obrigatória a contratação de um advogado para elaboração de testamento. Tudo o que você precisa é comparecer ao cartório com duas testemunhas. Porém, a contratação do advogado pode fazer toda a diferença neste processo.

 

A assistência jurídica ajuda o testador a compreender os critérios jurídicos que envolvem o documento. Afinal, o advogado tem pleno conhecimento da lei e pode, entre tantas coisas:

 

  • Fiscalizar a adequação técnica do testamento;
  • Garantir a eficácia do testamento;
  • Certificar-se de que todas as vontades do testador estão expressas no documento e;
  • Assegurar-se do cumprimento do testamento após o falecimento.

 

Além disso, é importante que você saiba que existem três tipos diferentes de testamento. São eles:

 

 

Testamento público

 

O testamento público é aquele cujas informações não são sigilosas – ou seja, qualquer pessoa pode consultá-lo. O documento é feito diante de um tabelião em cartório oficial, sendo obrigatória a presença de duas testemunhas para sua formalização.

 

Esse é o tipo de testamento mais comum, tendo como grande vantagem a validade do cartório. Como este é um órgão com fé pública, o documento se torna legítimo e inquestionável.

 

 

Testamento cerrado

 

Em contrapartida, o advogado de testamento pode orientá-lo também a elaborar um testamento cerrado. Nesse caso, o testamento é criado pelo indivíduo diante de duas testemunhas. Em seguida, o documento é entregue ao cartório para ser selado e guardado.

 

O testamento só poderá ser aberto após uma indicação judicial no momento de falecimento. Depois da ordem jurídica, as divisões de bens vêm a público e suas ações são executadas.

 

 

Testamento particular

 

Por último, o testador pode optar também pelo testamento particular, sem registro prévio em cartório. Nessa modalidade, o testador e o advogado contratado devem redigir o testamento diante de três testemunhas e não existe a orientação de um tabelião. Por isso, seu cumprimento precisa ser validado judicialmente.

 

Vale ressaltar que existem algumas questões jurídicas que envolvem a elaboração de um testamento. Afinal, a divisão não pode ser feita de forma indiscriminada e, de acordo com a lei, metade de seus bens deve ser dividida entre os filhos e cônjuge do testador. Esse requisito é conhecido como vocação hereditária.

 

Já o restante de seu espólio pode ser distribuído livremente, incluindo também pessoas do círculo familiar próximo, entidades e pessoas no geral.

 

 

Quanto custa um advogado de testamento?

 

O valor dos serviços do advogado vai depender de cada caso. Por isso, antes de ter o orçamento em mãos, você vai precisar agendar uma consulta inicial – momento no qual o profissional vai entender todas as suas necessidades e dar início à orientação jurídica.

 

Com o primeiro contato, o escritório de advocacia vai elaborar o orçamento de acordo com os valores indicados pela tabela de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Por isso, entre em contato agora mesmo!

 

 

Sobre a Gandolfo & Gonçalves

 

Consolidada como o melhor escritório de advocacia de São José do Rio Preto – SP, a Gandolfo & Gonçalves conta com um time de especialistas preparado para fornecer a melhor orientação jurídica para você. Aqui, prezamos pela confiança e a construção de um relacionamento empático com os nossos clientes. Por isso, se você precisa de um advogado de testamento, temos a solução! Entre em contato para saber mais.

Direito do Consumidor

Direito Empresarial

Direito de Família

(17) 99215-2076

contato@gandolfoegoncalves.adv.br

Rua Antonio José Martins Filho, 300, Sala 53
Jardim Maracanã, São José do Rio Preto - SP

Gandolfo & Gonçalves Assessoria Judrídica - ©2020 - Todos os direitos reservado

Criação de Sites Sunset WEB

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp